net/divulgação

MENTRUZ

06/09/2018

Mentruz (Chenopodium ambrosioides) é uma planta nativa da América. Ela é pertence à família Brassicaceae, crescendo espontaneamente em várias regiões do Brasil.

É uma planta anual, muito aromática, normalmente rasteira, com folhas pequenas e divididas, suas flores são esbranquiçadas e pequenas. Seu frutos aparecem no inverno e a planta se propaga pelas sementes.

Plantas Medicinal listada pelo Ministério da Saúde como de interesse ao SUS, muito utilizada na medicina popular.

Facilmente encontrada em quintais das casas e nos sitios e chacaras, vem sendo usada por várias gerações para o tratamento de várias enfermidades.

De fácil cultivo podendo ser plantada em vasos, canteiros e em hortas domésticas, mas a planta sempre aparece espontaneamente entre outras culturas. Seu aparecimento é indicativo de solo fértil e de boa qualidade.

A erva pode ser usada em forma de chás, banhos, emplastros, além de macerada, sendo indicada para ácido úrico, anemia, bronquite, contusão, dor muscular, escorbuto, escrofulose, gota, infecção respiratória, raquitismo, vermes, principalmente a solitária, reumatismo, traumatismos, catarro brônquico e muco espesso, além de atuar como digestivo. Usada in natura nas saladas verdes, ou pura com vinagre.

A planta é uma espécie amplamente utilizada também como vermífuga para animais, e as fumigações são aplicadas como inseticida doméstico, sendo extremamente útil para espantar pulgas, percevejos, baratas e demais insetos.