carlos oberleitner

ALFAZEMA (LAVANDA)

24/08/2018

Esta planta também é conhecida como Lavanda, mas seu nome científico é Lavandula angustifolia.

A Alfazema serve para tratar diversos problemas, apresentando vários efeitos no corpo, como:

Diminuir a ansiedade e agitação.
Reduzir a pressão arterial.
Estimular a cicatrização de aftas.
Reduzir a dor da enxaqueca.
Promover o relaxamento.
Melhorar a qualidade do sono.
Reduzir o estresse.
Combater a depressão.

 
O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma bronquica e pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

70 g de flores de Alfazema;
1 L de água fervente.
Modo de Preparo:

Numa panela, quando a água estiver fervendo adicionar as flores de Alfazema e deixar ferver durante 5 minutos,  retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos, coando antes de beber.

O banho quente com Alfazema possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono. Para preparar um banho de alfazema, basta adicionar à água quente 100 g de flores secas de Alfazema ou 6-7 gotas de Óleo essencial da planta.

Outra forma de usar a Alfazema no banho, consiste em colocar as 100 g de flores de Alfazema num tecido fino como fralda de bebê por exemplo, amarrar de forma a fazer um saquinho e prendendo o saquinho no chuveiro usando barbante. Desta forma, a água entra em contato com a planta e espalha pelo corpo as propriedades medicinais da Alfazema